terça-feira, 13 de maio de 2008

O TERÇO- MISTÉRIOS GLORIOSOS- QUARTA FEIRA E DOMINGO



Primeiro Mistério Glorioso

A Ressurreição

A ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo

Cristo ressuscita glorioso e confirma a fé de sua Mãe fidelíssima...

Ressurreição

Maria estava junto ao sepulcro, da parte de fora, a chorar. Enquanto chorava, debruçou-se para dentro do sepulcro e viu dois Anjos vestidos de branco, sentados, um à cabeceira e outro aos pés, onde jazera o corpo de Jesus. Perguntaram-lhe eles: "Mulher, por que choras?" "Porque levaram o meu Senhor, respondeu, e não sei onde O puseram." Dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus de pé, mas não sabia que era Jesus. Disse-lhe Ele: "Mulher, por que choras? Quem procuras?" Pensando que era o jardineiro, ela disse-lhe: "Senhor, se foste tu que O levaste, diz-me onde O puseste e eu irei buscá-l'O."Disse-lhe Jesus: "Maria!" Ela, aproximando-se exclamou: "Rabbuni!" que quer dizer: Mestre! Jesus disse-lhe: "Não Me detenhas, porque ainda não subi para Meu Pai; mas vai ter com os Meus irmãos e diz-lhes que vou subir para Meu e vosso Pai, Meu Deus e vosso Deus." Maria de Magdala foi dar a nova aos discípulos: "Vi o Senhor!", contando o que Ele lhe dissera.

João 20, 11-18

Ao terceiro dia da Sua Morte, Jesus ressuscita: a Sua alma volta a animar o corpo; cheio de glória, o Senhor sai do túmulo. Assim confirma a fé incomparável de Sua bendita Mãe e fundamenta a fé cristã de todos os Seus. Jesus só morreu para destruir os nossos males, e ressuscita para nunca mais morrer e para nos dar a vida eterna.

Segundo Mistério Glorioso

A Ascensão

A ascensão de Jesus ao Céu

Cristo ressuscitado sobe ao Céu, à vista de sua Mãe e dos Discípulos...



Ascensão


Estavam todos reunidos, quando Lhe perguntaram: "Senhor, é agora que vais restaurar o reino de Israel? " Respondeu-lhes: "Não vos compete saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou com a Sua autoridade. Mas ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis Minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria, e até aos confins do mundo." Dito isto, elevou-Se à vista deles e uma nuvem subtraiu-O a seus olhos. E como estavam de olhos fixos no céu enquanto Ele se afastava, surgiram de repente dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: "Homens da Galileia, por que estais assim a olhar para o céu? Esse Jesus, que vos foi arrebatado para o Céu, virá da mesma maneira, como agora O vistes partir para o Céu."

Actos dos Apóstolos 1, 6-11

Aos 40 dias da Ressurreição, o Senhor reúne os Seus no monte das Oliveiras: aí lhes dirige as últimas recomendações; e, abençoando-os, começa a elevar-Se nos ares, até que uma nuvem O encobriu. Jesus subiu para a direita do Pai, onde reina sobre toda a criatura e intercede por nós. Sua Mãe, cheia de saudade, ficou a desempenhar a missão de Mãe da Igreja.

Terceiro Mistério Glorioso

O Pentecostes

A efusão do Espírito Santo sobre os Apóstolos

Jesus, à direita do Pai, envia o Espírito Santo à sua Mãe e aos Discípulos...



O Dom do Espírito


Quando chegou o dia do Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. Subitamente ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa. Viram, então, aparecer umas línguas, à maneira de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem. Ora, residiam em Jerusalém judeus piedosos provenientes de todas as nações que há debaixo do céu. Ao ouvir aquele som poderoso, a multidão reuniu-se e ficou estupefacta, pois cada um os ouvia falar na sua própria língua. Atónitos e maravilhados, diziam: "Mas esses que estão a falar não são todos da Galileia? Que se passa, então, para que cada um de nós os oiça a falar na nossa língua materna? Partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, do Egipto e das regiões da Líbia, vizinha de Cirene, colonos de Roma, judeus e prosélitos, cretenses e árabes ouvimo-los anunciar, nas nossas línguas, as maravilhas de Deus!"

Actos dos Apóstolos 2, 1-11

Aos 50 dias da Páscoa, estando os Discípulos reunidos em oração com a Santíssima Virgem, no Cenáculo, Jesus, lá do Céu, enviou-lhes o Dom do Espírito Santo, sob a forma de línguas de fogo. Eles sentiram-se cheios de amor a Deus e ao próximo e cheios de coragem para o sacrifício: pregaram, deram exemplo e testemunharam com heroísmo a sua fé.

Quarto Mistério Glorioso

A Assunção de Nossa Senhora ao Céu

A assunção de Nossa Senhora

Jesus ressuscita sua Mãe Imaculada e A eleva ao Céu em corpo e alma...


Assunção de Maria


Depois de termos dirigido a Deus repetidas súplicas, e de termos invocado a luz do Espírito de verdade, para glória de Deus omnipotente que à Virgem Maria concedeu a sua especial benevolência para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e triunfador do pecado e da morte, para aumento da glória da Sua augusta Mãe, e para gozo e júbilo de toda a Igreja, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos Bem-aventurados apóstolos S.Pedro e S.Paulo e com a Nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que: A IMACULADA MÃE DE DEUS, A SEMPRE VIRGEM MARIA, TERMINADO O CURSO DA VIDA TERRESTRE, FOI ASSUNTA EM CORPO E ALMA À GLÓRIA CELESTIAL.

Pio XII, "Munificentissimus Deus"
1 de Novembro do Ano Santo de 1950

Cristo Jesus, para glorificar Sua Mãe santíssima depois da morte A ressuscitou e A elevou ao Céu em corpo e alma. A Virgem Maria, que sempre viveu para seu divino Filho, também O seguiu na Morte, Ressurreição e Ascensão, até à Glória eterna. No Céu, junto do Salvador, Ela intercede por nós para que sigamos o seu exemplo.

Quinto Mistério Glorioso

A Coroação de Nossa Senhora

A coroação de Nossa Senhora como Rainha do céu e da terra

Cristo Rei, no Céu, senta a Mãe à sua direita e A proclama Rainha do Universo...


Coroação da Rainha


O argumento principal, sobre o qual se fundamenta a dignidade régia de Maria, já evidente nos textos da tradição antiga e na sagrada liturgia, é sem dúvida alguma a sua divina maternidade. Com efeito, a propósito do Filho, que será dado à luz pela Virgem, afirma-se nas sagradas Escrituras: "Será chamado Filho do Altíssimo e o Senhor Deus lhe dará o trono de David, seu pai, e ele reinará na casa de Jacob eternamente e o seu reino não terá fim." (Lc 1, 3233); e, além disso, Maria é proclamada "mãe do Senhor" (ib. 1, 413). Daí segue logicamente que ela própria é rainha, tendo dado a vida a um Filho, que desde o instante da concepção, mesmo como homem, era Rei e Senhor de todas as coisas, pela união hipostática da natureza humana com o Verbo.

Pio XII, "ad coeli Reginam"
11.X.1954

Cristo Rei, no Céu, sentou a Mãe à Sua direita e, no meio dos Anjos e Santos, A proclamou Rainha do Universo. A humilde serva do Senhor foi então "exaltada acima de todas as criaturas". Bendita entre as mulheres, Maria é Mãe de Cristo Rei, nossa Mãe e nossa Rainha. É "Rainha do SS. Rosário" porque Mãe e Colaboradora do Salvador.

Orações Finais

"Dei-vos o exemplo (diz Jesus) para que façais como Eu: felizes sereis se assim fizerdes" (Jo. 13,15-17).

"Quem quiser seguir-Me - diz o Senhor renegue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me" (Mt. 16,24).

"Se vivemos como filhos de Deus, também seremos seus herdeiros - glorificados com Cristo" (Rom. 8,17).


Fé e devoção


Ladainha de Nossa Senhora

Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai Celeste que sois Deus.
Tende piedade nós. Filho,
Redentor do mundo, que sois Deus.
Tende piedade nós.
Espírito Santo que sois Deus.
Tende piedade nós.
Santíssima Trindade que sois um só Deus.
Tende piedade de nós.
Santa Maria. Rogai por nós
Santa Mãe de Deus. Rogai por nós
Santa Virgem das virgens. Rogai por nós
Esposa do Espírito Santo. Rogai por nós
Mãe de Jesus Cristo. Rogai por nós
Mãe da divina graça. Rogai por nós
Mãe puríssima. Rogai por nós
Mãe castíssima. Rogai por nós
Mãe inviolada. Rogai por nós
Mãe amável. Rogai por nós
Mãe do bom conselho. Rogai por nós
Mãe do Criador. Rogai por nós
Mãe do Salvador. Rogai por nós
Mãe da Igreja. Rogai por nós
Virgem prudentíssima. Rogai por nós
Virgem venerável. Rogai por nós
Virgem digna de louvor. Rogai por nós
Virgem poderosa. Rogai por nós
Virgem misericordiosa. Rogai por nós
Virgem fiel. Rogai por nós
Espelho de justiça. Rogai por nós
Trono de sabedoria. Rogai por nós
Causa da nossa alegria. Rogai por nós
Vaso espiritual. Rogai por nós
Vaso digno de honra. Rogai por nós
Rosa mística. Rogai por nós
Torre de David. Rogai por nós
Torre de marfim. Rogai por nós
Casa de ouro. Rogai por nós
Arca da aliança. Rogai por nós
Porta do céu. Rogai por nós
Estrela da manhã. Rogai por nós
Saúde dos enfermos. Rogai por nós
Refúgio dos pecadores. Rogai por nós
Consoladora dos aflitos. Rogai por nós
Auxilio dos cristãos. Rogai por nós
Rainha dos anjos. Rogai por nós
Rainha dos patriarcas. Rogai por nós
Rainha dos profetas. Rogai por nós
Rainha dos apóstolos. Rogai por nós
Rainha dos mártires. Rogai por nós
Rainha dos confessores. Rogai por nós
Rainha das virgens. Rogai por nós
Rainha de todos os santos. Rogai por nós
Rainha concebida sem pecado original. Rogai por nós
Rainha elevada ao Céu em corpo e alma. Rogai por nós
Rainha do santíssimo rosário. Rogai por nós
Rainha da paz. Rogai por nós

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo.
Perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo.
Ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo.
Tende piedade nós, Senhor.

Guia: Sob a vossa protecção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
Todos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Guia: ó Deus, cujo Filho Unigénito, com a sua vida, morte e ressurreição, nos alcançou o prémio da vida eterna, concedeinos, a nós que celebramos estes mistérios do santo rosário, imitar o que contêm e alcançar o que prometem. Por Cristo nosso Senhor.
Amen.

Cântico da Santíssima Virgem (Magnificat)

A minha alma glorifica ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.
Porque pôs os olhos na humildade da sua serva: de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas: Santo é o seu nome.
A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem. Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos.
Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias.
Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre.

Amen.

Sem comentários: