terça-feira, 13 de maio de 2008

O TERÇO- MISTÉRIOS DOLOROSOS- TERÇA E SEXTA FEIRA




Primeiro Mistério Doloroso

A Agonia de Cristo no Jardim das Oliveiras

A oração de Jesus no horto

Jesus, no Horto, ora e agoniza: Maria, sua Mãe, ora e sofre com Ele, para nos salvar...



Oração e agonia


Saiu, então, e foi como de costume, para o Monte das Oliveiras. E os discípulos seguiram também com Ele. Quando chegou ao local, disse-lhes: "Orai para que não entreis em tentação." Depois afastou-Se deles, à distância de um tiro de pedra, aproximadamente; e, posto de joelhos, começou a orar, dizendo: "Pai, se quiseres, afasta de Mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, mas a Tua. " Então, vindo do Céu, apareceu-Lhe um Anjo que O confortava. Cheio de angústia, pôs-Se a orar mais instantemente, e o suor tornou-se-Lhe como grossas gotas de sangue, que caíam na terra. Depois de orar, levantou-Se e foi ter com os discípulos, encontrando-os a dormir devido à tristeza. Disse-lhes: "Por que dormis? Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação."

Lucas 22, 39-96

Jesus começa a dolorosa Paixão retirando-Se no Horto com 3 Discípulos. Aí tem a visão horrível de todos os pecados do Mundo, que são ofensa a Deus e desgraça dos homens. Sente uma tristeza mortal, até suar sangue. Pede, por 3 vezes, ao eterno Pai que O livre daquela amargura, mas logo acrescenta: "Pai, faça-se a Tua vontade e não a minha"!

Segundo Mistério Doloroso

A Flagelação

A flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo

Jesus é cruelmente flagelado: e a amargura trespassa o Coração de sua Mãe...


Preso e flagelado


Disse-Lhe Pilatos: "Logo, Tu és rei!" Jesus retorquiu: "Tu o dizes! Eu sou Rei! Para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da Verdade. Todo aquele que vive da Verdade escuta a Minha voz." Pilatos replicou-Lhe: "Que é a verdade?" Dito isto, foi ter de novo com os judeus e disse-lhes: "Não acho n'Ele culpa alguma. Vós tendes por costume que eu vos solte alguém pela Páscoa. Quereis que vos solte o Rei dos judeus?" Mas eles gritaram de novo: "Esse não, solta Barrabás." Ora Barrabás era um salteador. Então, Pilatos mandou que levassem Jesus e O açoitassem.

João 18, 37-90 e 19, 1

Jesus, atraiçoado por um discípulo, abandonado pelos outros, é preso pelos soldados, que O levam às autoridades. Apesar de inocente, Pilatos manda que O flagelem. Os soldados despem Jesus, atam-n'O a uma coluna e descarregam sobre Ele, com toda a força e crueldade, muitas dezenas de chicotadas com correias terminadas em pontas de ferro! Assim O vê a Mãe amargurada.

Terceiro Mistério Doloroso

A Coroação de Espinhos

Jesus é coroado de espinhos

Cristo Rei é coroado de espinhos: e os espinhos cravam-se no Coração de Maria...



Coroado de espinhos


Os soldados do governador conduziram Jesus para o pretório e reuniram toda a coorte à volta d'Ele. Despiram-n'O, envolveramn'O num manto escarlate e, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha sobre a cabeça, bem como uma cana na mão direita. Dobrando o joelho diante d'Ele, escarneciam-n'O, dizendo: "Salvé, rei dos judeus!" E, cuspindo-Lhe no rosto, batiam-Lhe com a cana na cabeça.

Mateus 27, 27-30

Para zombarem de Cristo Rei, os soldados põem-Lhe aos ombros um manto vermelho, na mão um ceptro de cana, e sobre a cabeça uma coroa de espinhos. Dobrando o joelho diante d'Ele, escarnecem-n'O, cospem-Lhe no rosto, dão-Lhe bofetadas, e com a cana batem-Lhe na cabeça. Assim, coroado de espinhos, Pilatos apresenta-O ao povo dizendo: "Eis o vosso Rei!

Quarto Mistério Doloroso

A Caminho do Calvário

Jesus leva a cruz aos ombros

O Senhor, levando a cruz a caminho do Calvário, encontra sua Mãe amargurada...



Levando a Cruz


Levaram, pois, consigo Jesus. E, carregando às costas a cruz, saiu para o lugar chamado Crânio, que em hebraico se diz "Gólgota."

João 19,16-17

Seguiam-n'O uma grande massa de povo e umas mulheres que batiam no peito, se lamentavam e choravam por Ele. Jesus voltou-Se para elas e disse-lhes: "Filhas de Jerusalém, não choreis por Mim, chorai antes por vós mesmas e pelos vossos filhos, pois dias virão em que se dirá: "Felizes as estéreis, os ventres que não geraram e os peitos que não amamentaram". Hão-de então dizer aos montes: "Caí sobre nós!" E às colinas: "Cobri-nos! " Porque, se tratam assim a madeira verde, o que não acontecerá à seca?"

Lucas 23, 27-31

Jesus, o mais inocente dos homens, é condenado à morte: Pilatos entrega-O para ser crucificado. O Senhor leva a Cruz às costas e caminha para o Calvário. Um cireneu trabalhador ajuda-O a levar o pesado madeiro. Um grupo de mulheres chora de compaixão. A Mãe de Jesus, cheia de amargura, vai ao encontro do Filho e acompanha-O até ao Calvário.

Quinto Mistério Doloroso

A Crucificação

A crucifixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo

Jesus, para nos salvar, morre na cruz, em presença de sua Mãe dolorosa...



Morte na Cruz


Quando chegaram a um lugar chamado Gólgota, isto é, "Lugar da Caveira", deram-Lhe a beber vinho misturado com fel; mas, provando-o, não quis beber. Depois de O terem crucificado, repartiram entre si as Suas vestes, tirando-as à sorte, e ficaram ali sentados a guardá-l'O Por cima da Sua cabeça, puseram um escrito, indicando a causa da Sua condenação: "Este é Jesus, o Rei dos Judeus." Foram crucificados com Ele dois salteadores, um à direita e o outro à esquerda. E, cerca da hora nona, Jesus clamou em alta voz: " Elli, Elli, lemá sabactháni? " Isto é: "Meu Deus, Meu Deus, por que Me abandonaste?" Alguns dos que ali se encontravam, disseram ao ouvi-l'O: "Está a chamar por Elias." Um deles correu imediatamente, pegou numa esponja, embebeu-a em vinagre e, fixando-a numa vara, dava-Lhe de beber. Mas os outros disseram: "Deixa, vejamos se Elias vem salvá-l'O!" E, clamando outra vez em voz alta, expirou.

Mateus 27, 33-38 e 46-50

Chegados ao Calvário, arrancam as vestes a Jesus; depois, pregam-Lhe as mãos e os pés no madeiro. No alto da Cruz, entre 2 ladrões, Jesus pede ao Pai celeste perdão para os Seus inimigos. Promete o Céu ao ladrão penitente. A Sua Mãe confia o Discípulo e a este recomenda Sua Mãe. Por fim, exclama: "Pai, em Tuas mãos entrego a minha alma"! Dito isto, expirou!... Para dar glória ao Pai e para nos salvar, foi crucificado, morto e sepultado.

Orações Finais

"Dei-vos o exemplo (diz Jesus) para que façais como Eu: felizes sereis se assim fizerdes" (Jo. 13,15-17).

"Quem quiser seguir-Me - diz o Senhor renegue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me" (Mt. 16,24).

"Se vivemos como filhos de Deus, também seremos seus herdeiros - glorificados com Cristo" (Rom. 8,17).


Fé e devoção


Ladainha de Nossa Senhora

Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai Celeste que sois Deus.
Tende piedade nós. Filho,
Redentor do mundo, que sois Deus.
Tende piedade nós.
Espírito Santo que sois Deus.
Tende piedade nós.
Santíssima Trindade que sois um só Deus.
Tende piedade de nós.
Santa Maria. Rogai por nós
Santa Mãe de Deus. Rogai por nós
Santa Virgem das virgens. Rogai por nós
Esposa do Espírito Santo. Rogai por nós
Mãe de Jesus Cristo. Rogai por nós
Mãe da divina graça. Rogai por nós
Mãe puríssima. Rogai por nós
Mãe castíssima. Rogai por nós
Mãe inviolada. Rogai por nós
Mãe amável. Rogai por nós
Mãe do bom conselho. Rogai por nós
Mãe do Criador. Rogai por nós
Mãe do Salvador. Rogai por nós
Mãe da Igreja. Rogai por nós
Virgem prudentíssima. Rogai por nós
Virgem venerável. Rogai por nós
Virgem digna de louvor. Rogai por nós
Virgem poderosa. Rogai por nós
Virgem misericordiosa. Rogai por nós
Virgem fiel. Rogai por nós
Espelho de justiça. Rogai por nós
Trono de sabedoria. Rogai por nós
Causa da nossa alegria. Rogai por nós
Vaso espiritual. Rogai por nós
Vaso digno de honra. Rogai por nós
Rosa mística. Rogai por nós
Torre de David. Rogai por nós
Torre de marfim. Rogai por nós
Casa de ouro. Rogai por nós
Arca da aliança. Rogai por nós
Porta do céu. Rogai por nós
Estrela da manhã. Rogai por nós
Saúde dos enfermos. Rogai por nós
Refúgio dos pecadores. Rogai por nós
Consoladora dos aflitos. Rogai por nós
Auxilio dos cristãos. Rogai por nós
Rainha dos anjos. Rogai por nós
Rainha dos patriarcas. Rogai por nós
Rainha dos profetas. Rogai por nós
Rainha dos apóstolos. Rogai por nós
Rainha dos mártires. Rogai por nós
Rainha dos confessores. Rogai por nós
Rainha das virgens. Rogai por nós
Rainha de todos os santos. Rogai por nós
Rainha concebida sem pecado original. Rogai por nós
Rainha elevada ao Céu em corpo e alma. Rogai por nós
Rainha do santíssimo rosário. Rogai por nós
Rainha da paz. Rogai por nós

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo.
Perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo.
Ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo.
Tende piedade nós, Senhor.

Guia: Sob a vossa protecção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
Todos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Guia: ó Deus, cujo Filho Unigénito, com a sua vida, morte e ressurreição, nos alcançou o prémio da vida eterna, concedeinos, a nós que celebramos estes mistérios do santo rosário, imitar o que contêm e alcançar o que prometem. Por Cristo nosso Senhor.
Amen.

Cântico da Santíssima Virgem (Magnificat)

A minha alma glorifica ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.
Porque pôs os olhos na humildade da sua serva: de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas: Santo é o seu nome.
A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem. Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos.
Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias.
Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre.

Amen.

Sem comentários: